domingo, 23 de dezembro de 2007

OLHE PARA A MANJEDOURA! CONTEMPLE O MENINO...

"E isto vos servirá de sinal: encontrareis uma criança envolta
em faixas e deitada em manjedoura" (Lucas 2:12).

Os evangelhos nos informam sobre o nascimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que envolveu Maria, José, Zacarias, Isabel, João - protagonistas no projeto encarnacional do Verbo. Mas mencionam também os coadjuvantes do presépio, a quem nem sempre prestamos atenção, mas de quem podemos aprender preciosas lições úteis para a vida, em todas as circunstâncias. Sobre os pastores, por exemplo, está escrito: "Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada em majedoura. E, vendo-o, divulgaram o que lhes tinha sido dito a respeito deste menino" (Lucas 2:17).
Há um cântico que diz: "Que belo é um nenezinho, e que prazer um filho dá; maior prazer é ter certeza em enfrentar o amanhã, porque Ele vive. Porque Ele vive posso crer no amanhã, porque Ele vive temor não há; mas eu bem sei, eu sei, que a minha vida está nas mãos do meu Jesus, que vivo está". Quem já observou um recém-nascido sabe o que a criança significa. Imagine o que sentiram os pastores quando contemplaram o Filho de Deus na manjedoura!
Logo que ouviram a mensagem angelical, os pastores foram conferir, e tudo foi como o anjo lhes dissera. Quando retornaram, após ver o Senhor Jesus na manjedoura, estavam cheios de louvor a Deus pela singela cena que encontraram. Mesmo que Jesus tenha nascido em condições desumanas, são inegáveis os sentimentos amorosos que o presépio suscita.
Os temas natalinos são explorados pelo comércio já há tempos. As mesmas luzes e anúncios que trazem alegria e fazem bem à alma de alguns provocam depressão e angústia em outros. Qualque que seja a sua situação nestes dias, não permita que sua atenção seja desviada do que realmente: olhe para a manjedoura... Olhe para a manjedoura! Contemple o menino. Esta visão lhe dará motivo para viver o Natal em verdadeira gratidão e louvor a Deus.

Nenhum comentário: