terça-feira, 12 de agosto de 2008

12 DE AGOSTO DE 2008 - 149 ANOS DE PRESBITERIANISMO NO BRASIL: ASHBEL GREEN SIMONTON (II)

Ashbel Green Simonton, o fundador da Igreja Presbiteriana do Brasil, foi consagrado por seus pais à obra de Deus por ocasião de seu batismo. Percebemos que tal consagração não foi em vão: anos mais tarde o jovem missionário registraria em seu diário: “Assumi os votos feitos por meus pais em minha infância ‘para ser do Senhor’, e fazer de seu serviço o supremo objetivo da vida...”.
Este é apenas o primeiro de muitos fatos conhecidos que marcaram a vida de Simonton e que servem de legado espiritual para os presbiterianos. Por esta e outras razões, ele pode ser tomado, não apenas pelos presbiterianos, mas também por cristãos de quaisquer outras denominações, como exemplo e inspiração na disposição, na submissão e na humildade diante de Deus.
Assim foi quando de sua decisão de evangelizar no Brasil. Após muita oração, comunicou o fato à família, e no dia 27 de novembro de 1857 escolhe o Brasil como seu campo. Simonton era oriundo de família abastada, poderia ter ficado nos Estados Unidos, prosseguido seus estudos e levado uma vida de conforto e tranqüilidade. Mas não foi isso o que ele fez.
Simonton foi obediente à vontade do Senhor para sua vida. Tal como o patriarca Abraão saiu da casa de seu pai e foi para a terra que Deus lhe mostraria (Gênesis 12), ele embarcou num navio – o Banshee -, e chegou a um país que lhe era totalmente estranho, mas não se permitiu intimidar.
Semelhante ao que fez a Abraão, Deus o abençoou e o engrandeceu, pois a igreja que Simonton iniciou cresceu e se multiplicou. Em seus 149 anos de existência a Igreja Presbiteriana do Brasil tem sido um instrumento usado por Deus para abençoar milhares de vidas!
Cabe aos presbiterianos imitar o exemplo daquele jovem que, aos vinte e poucos anos, deixou tudo para servir ao Senhor. Hoje temos muitos mais recursos do que naquela época, mas muitas vezes no acomodamos. Nós, crentes em Jesus Cristo, devemos valorizar o legado que herdamos de nossos pioneiros e antecessores. Consagremo-nos à obra de Deus, e que o Senhor nos use para abençoar esta nação brasileira!

Nenhum comentário: