sábado, 31 de julho de 2010

O JUGO ERRADO

Qual é o jugo que você está levando? Lembre-se destas palavras de Jesus: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30).
Qualquer pessoa que sirva no ministério de uma igreja – especialmente uma igreja em crescimento, com menos de cem membros –, que tem sentido a carga do ministério sobre suas finanças, sua família, seu emprego e seu casamento, provavelmente já perguntou a si mesma: É este o jugo suave? Curiosamente, ao contrário de que deveria ser, muitos cristãos que servem em suas igrejas levam os jugos errados e carregam os fardos mais pesados... Será este o seu caso?
Um líder de certa igreja foi chamado para ajudar a equipe pastoral de outra, que estava enfrentando dificuldades. Ele se encontrou com aquela equipe para oferecer apoio e identificar os problemas. Primeiro, ele perguntou a cada pessoa em que ministério ela servia. Então perguntou qual era a sua paixão na vida. E descobriu que nenhuma daquelas pessoas estava servindo numa área pela qual fosse apaixonado!
O convite de Jesus foi naturalmente entendido pelos seus ouvintes da época, pois a maciça maioria daquelas pessoas vivia encurvada sob o peso quase insuportável das obrigações religiosas impostas a elas pelos sacerdotes, escribas e fariseus. Originalmente, "cansados" significa "sobrecarregados", ou melhor, gente que não pôde descansar de um trabalho pesado e já está fazendo outro! Isso tem algum reflexo nos ministérios dos cristãos hodiernos?
Isso significa que pouca coisa é mais triste numa igreja do que indivíduos envolvidos em áreas do ministério para as quais não se sentem chamados, nem levam uma verdadeira carga ou tem paixão. Como saber se você está levando o jugo errado? Quando cinco minutos parece uma eternidade. E o jugo certo? Quando você está pensando: “Ei, tem algo mais para fazer?”, ou “Foi fácil!”, ou “Já acabou?”. O tempo voa, não é verdade?
Talvez você esteja se perguntando: O que é exatamente um jugo? Um jugo é uma barra ou armação de madeira pela qual dois animais, geralmente dois bois, são unidos pelas cabeças ou pescoços para trabalharem juntos. Você sabia que dois bois sob um mesmo jugo podem puxar muito mais facilmente um determinado peso do que se o puxassem separadamente?
O apóstolo Paulo escreveu: “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10). Ele sabia que Deus tem um plano específico para cada um de nós. Mas, se nós não trabalharmos de acordo com este plano, as coisas não serão tão fáceis; vamos nos sentir cansados, desencorajados e desistiremos rapidamente. O ministério que começamos tão animadamente se tornará um fardo pesado e árduo, difícil de carregar...
Entender o propósito de Deus para sua vida e delegar aqueles trabalhos que não fazem parte do plano específico dele para você são duas atitudes muito importantes. Igualmente importante é a necessidade de ajudar aqueles que estão sob sua liderança a encontrar uma área no ministério da igreja, para a qual eles tenham recebido dons específicos e tenham sido chamados.

Um comentário:

mirian disse...

Amei...amei este estudo Pr Oslei...
Vai fazer muitos irmãos pensarem e repensarem se estão no ministério certo.
Qdo estamos no lugar onde Deus quer que estejamos...tudo flui maravilhosamente....parece que Jesus faz por nós o que temos que fazer...ou melhor Ele envia o Espírito Santo para direcionar o que temos que fazer...
A PAZ!