sexta-feira, 22 de outubro de 2010

DIFICULDADE EM MEMORIZAR VERSÍCULOS BÍBLICOS?

Ninguém questiona a importância da memorização dos versículos da Bíblia. Algumas pessoas levam isso tão a sério que memorizam não apenas versículos ou pequenos trechos, mas capítulos inteiros! Outras, porém, alegam dificuldades para guardar até o menor dos textos bíblicos na memória. É este o seu caso? Você duvida da sua habilidade de memorizar versículos? Creio que as dicas a seguir possam ajudá-lo…

Pronuncie os textos em voz alta! Diga os versos em voz alta até ao ponto em que você possa ouvi-los tão bem como se os estivesse vendo e pensando neles. Você já se flagrou pensando numa música qualquer, que tenha aprendido há pouco tempo? Ou pensando em algo que alguém tenha dito a você recentemente? O ouvido se lembra! Use este memory card que Deus embutiu em nossas cabeças para ajudá-lo a memorizar as Sagradas Escrituras.

Pronuncie sempre da mesma maneira. Procure identificar o tema do versículo que você deseja memorizar. Então, quando for pronunciar o versículo, estabeleça uma ordem. Por exemplo: Cada vez que você for dizê-lo, faça-o na seguinte ordem:

  1. O tema
  2. A referência
  3. O versículo
  4. Repita a referência

Recitando estes quatro itens da mesma maneira, todas as vezes, você fixará firmemente a passagem bíblica em sua mente.

Diga uma frase de cada vez. Se você achar o versículo longo demais ou, como dizem os americanos, “grande demais para uma só mordida”, memorize uma frase de cada vez. Adicione a nova sentença às outras já memorizadas até decorar o verso inteiro. Mesmo se você começar com apenas três ou quarto palavras, sempre repita a referência, antes e depois da frase.

Repita várias e várias vezes. O verdadeiro segredo da memorização das Escrituras é recapitular, recapitular, recapitular – ou seja, rememorar, relembrar. Recite os versículos várias vezes, pedindo a Deus, em oração, por entendimento para compreender cada trecho e sabedoria para aplicar seus ensinos à vida.


Nenhum comentário: