terça-feira, 19 de outubro de 2010

O QUE AS PESSOAS ESPERAM DE UM LÍDER

Há sete coisas que as ovelhas querem de um pastor:


1. Elas esperam que seus pastores se preocupem com a sua segurança. As pessoas querem ter certeza de que sua igreja seja sábia o suficiente para sobreviver em tempos turbulentos e que garanta o seu futuro. Um protetor é alguém que se preocupa com o bem-estar de seu rebanho e que não hesitará em comunicar as possibilidades e os perigos indistintos que surgem no horizonte.

2. Elas esperam que seus pastores as conheçam pelo nome. Quando um pastor responsável adentra o aprisco, sua ovelha responde porque ele a chama pelo nome. Nós não podemos subestimar o valor de uma conexão estabelecida com cada membro de nossa equipe ou ovelha de nossa igreja – mesmo que sejam muitos. Laços de relacionamento são fortalecidos cada vez que as pessoas nos ouvirem pronunciar os seus nomes.

3. Elas esperam que seus pastores sejam honestos e amáveis. Os pastores não deveriam retaliar os membros de suas igrejas, quando eles não cooperam com seus planos, como ele gostaria. Como disse Dwight D. Eisenhower, trigésimo-quarto presidente dos Estados Unidos, sobre suas experiências: “Você não lidera batendo na cabeça das pessoas – isso é agressão, não liderança”. Se você sente muita vontade de coicear seus liderados, contenha-se a qualquer custo. É aí que a disciplina garante a maior colheita.

4. Elas esperam que seus pastores as resgatem. Como reage um líder quando um de seus liderados se distrai no trabalho? Deixará que se desvie do seu curso e depois se esforce para encontrar sozinho o caminho de volta, ou parará o que estiver fazendo e lhe dará atenção? Jesus disse que um bom pastor deixaria um rebanho de noventa e nove para procurar por uma ovelha perdida até encontrá-la. Esta é a verdade da liderança.

5. Elas querem pastores que não sejam egoístas. O presidente de uma famosa rede de lojas estava sob pressão, pois teria que reduzir custos. Apesar de odiar a idéia, ele seria forçado a eliminar o bônus de Natal dos seus empregados. Mais tarde, esse mesmo presidente foi premiado com um cheque de vinte mil dólares por ter conseguido equilibrar o orçamento da empresa. Imediatamente, ele dividiu o prêmio com seu pessoal. As pessoas esperam poder participar de momentos de decisão que afetarão a qualidade, quantidade e condições do seu trabalho. Isto implica numa parceria que inclui recompensas. Onde um vence, todos vencem!

6. Elas querem que seus pastores sejam sinceros. Um sujeito estava voando para uma reunião de negócios quando encontrou um inseto em sua salada. Assim que pôde, ele escreveu uma carta à direção da companhia aérea. Ao voltar para seu escritório, encontrou outra carta, em resposta à sua. Ele ficou impressionado com o conteúdo apologético da carta, até ver uma nota presa na parte de trás do papel, que dizia: "Enviar esta carta ao cara do inseto”. Líderes não podem se dar ao luxo de serem artificiais. Eles devem ser verdadeiros.

7. Elas esperam que seus pastores se importem profundamente com elas. Se um líder não estiver disposto a respeitar e amar verdadeiramente as pessoas, deveria renunciar a qualquer posição de responsabilidade que envolva contato pessoal. As ovelhas querem pastores que sejam sensíveis às suas necessidades pessoais e profissionais. Como dizia um cartaz afixado no quadro de avisos de uma empresa: "As pessoas não se importam com o quanto você sabe até que saibam o quanto você se importa".


Autor desconhecido

Tradução: Rev. Oslei do Nascimento (pastoroslei@terra.com.br)


2 comentários:

Aristides Girardi disse...

Pastor Oslei, apreciei muito este artigo. Seu conteúdo é rico e contém dicas sobre as principais características de um líder bem sucedido. Vou repassar. Um abraço.

umpchampagnat disse...

Que Deus coloque a frente de sua igreja pastores com a vontade de liderar e ensinar os verdadeiros preceitos do evangelho.